domingo, 6 de dezembro de 2015

[Dica] Esse Livro é bom?

Quantas vezes você já perguntou à alguém, à um grupo, em redes sociais e outras mídias se um livro era bom?
Eu já fiz isso, confesso!
E cá entre nós (sussurrando), eu sei que você também já fez isso.
Todo mundo já fez essa indagação e se a fez para um grupo de pessoas, certamente obteve as mais variadas respostas (sim, amei, não, odiei, morno, mais ou menos, detestei, fantástico) com elogios e críticas negativas e o que você fez nessa hora?
Seguiu o conselho de quem? Pois é, a dúvida reinou em sua brilhante mente e possivelmente até ganhou um SPOILER de brinde.
Esse tipo de pergunta é aquela que hoje considero o pior erro de qualquer leitor, vou dizer porque;

Se você perguntou se o livro "X" é bom foi porque já tem um interesse nessa leitura.
E se está pensando em dizer "não, foi a capa que me chamou atenção", "eu vi um pessoal falando sobre ele..." ou "foi porque a editora postou na página da rede social...", pára tudo agora...
Você já tem interesse nesse título e isso é o que importa, o que as pessoas acharam é uma particularidade de cada um, é como aquele dito popular "o que seria do vermelho se todos gostassem do azul?", óbvio que alguns odiarão, outros amarão e ainda há a turma "do sei lá" que nem formou opinião sobre o que leu (e às vezes sequer leu).

A saída é rápida e eficaz!




Se quer de fato saber se um livro é bom, leia-o!
Cada um possui um ponto de vista e nunca baseie-se no que o outro achou, o leitor tende a desenvolver um senso crítico e formação de opinião muito maior do que quem não lê, pelo único e exclusivo fato de que os livros (mesmo as leituras mais levinhas) nos abrem a mente e nos proporciona um mundo de conhecimento infinito.
Limitar-se à opinião alheia apenas nos impedirá de formar nossa própria opinião e ponto de vista em relação à um assunto.
Se quer realmente saber se um livro é bom, leia-o! Se naquele momento não te agradar, guarde-o para mais tarde, estamos em constante mutação, somos pensadores e quem pensa se move o tempo todo, por isso em um outro momento talvez o que não te agradou anteriormente, agradará.
Ser leitor é manter a mente aberta, é muito mais do que ler uma história, é destruir muros para que possa enxergar bem além do horizonte.
E aí, vai seguir a massa ou criar sua própria linha de raciocínio? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário